O pacotão ‘salve o Rio’
O Antagonista compilou tudo o que está em jogo no plano para tentar salvar o Rio de Janeiro de Luiz Fernando Pezão do desastre econômico.Representantes da área econômica têm dito que o socorro ao Rio será usado como "modelo" para a ajuda a outros estados em calamidade financeira.Vejam os itens da negociação...
O Antagonista compilou tudo o que está em jogo no plano para tentar salvar o Rio de Janeiro de Luiz Fernando Pezão do desastre econômico.
Representantes da área econômica têm dito que o socorro ao Rio será usado como “modelo” para a ajuda a outros estados em calamidade financeira.
Vejam os itens da negociação, principalmente no que diz respeito às contrapartidas (leiam mais em “Meirelles ganhou”):
– Aumento de impostos e aumento das contribuições previdenciárias de 11% para 14%;
– Redução da jornada de trabalho e dos salários de servidores públicos;
– Congelamento de reajustes e de gastos com propaganda;
– Suspensão das contratações de comissionados;
– Venda de parte ou da totalidade da Companhia Estadual de Águas e Esgotos, a Cedae;
– Possibilidade de repassar à União a Universidade do Estadual do Rio de Janeiro, a UERJ, que ameaça fechar as portas diante da crise;
– Henrique Meirelles descartou “novos empréstimos”, mas o Banco do Brasil, principal credor do Rio, estuda, sim, dar uma nova mãozinha ao estado, com o aval do Tesouro.
O plano, prometeu o ministro da Fazenda, deverá ser apresentado e assinado entre os governos estadual e federal, enfim, na semana que vem. Depois, seguirá para a análise do STF, que terá de validá-lo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)