A máquina bolsonarista que domina o Twitter com apenas 5.843 perfis
O bolsonarismo domina as redes sociais com um número relativamente pequeno de perfis. O Globo analisou três casos que fizeram muito barulho e descobriu que 38% das postagens foram feitas por apenas 5.843 perfis...
O bolsonarismo domina as redes sociais com um número relativamente pequeno de perfis.
O Globo analisou três casos que fizeram muito barulho e descobriu que 38% das postagens foram feitas por apenas 5.843 perfis:
“Entre os 4 milhões de seguidores do presidente Jair Bolsonaro no Twitter , o perfil @gomes28774783 chama a atenção. Sua atuação na rede social se restringe quase exclusivamente à defesa de assuntos de interesse do governo. Ele já chegou a fazer 16 tuítes em um minuto. Do dia 9 ao 27 deste mês, foi responsável por 3.170 publicações, o que dá uma média de uma a cada dez minutos (…).
@gomes28774783 faz parte dos propagadores. Das suas 1.033 publicações, 99,13% foram retuítes. Criado em novembro de 2018, o perfil não tem foto e segue apenas seis pessoas — Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro, três ministros e a conta oficial do Palácio do Planalto. Sua forma de agir ficou evidente no caso em que o jornal O Estado de S. Paulo foi atacado. Na ocasião, fez 573 postagens e ajudou a alavancar a hashtag ‘estadaomentiu’ aos assuntos mais comentados do Twitter.”
O diretor da AP/Exata disse que vários desses perfis devem ser robôs:
“Os dados revelam que perfis atuam deliberadamente tentando impor uma narrativa em relação aos fatos. Como essa rede parece não ser 100% orgânica, ou seja, não é uma rede plenamente espontânea, isso leva a crer que há um mecanismo forte agindo por trás dessa máquina.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)