Sérgio Moro: presidente da República de Curitiba
Uma das questões frequentes apresentadas no início de 2017 acerca da Lava Jato (por seus adversários) era se a figura de Sérgio Moro — o personagem mais emblemático da operação — resistiria aos ataques...
Uma das questões frequentes apresentadas no início de 2017 acerca da Lava Jato (por seus adversários) era se a figura de Sérgio Moro — o personagem mais emblemático da operação — resistiria aos ataques. Resistiu, embora tenha perdido popularidade no final do ano.
Moro seguiu firme na condução dos processos da Lava Jato, condenando gente como o ex-tesoureiro petista João Vaccari Neto, o marqueteiro João Santana e a mulher dele, Mônica Moura, além, é claro, de Lula..
Ele também continuou ativo no debate de temas de interesse nacional, em especial relativos ao combate à corrupção, como a prisão de condenados em segunda instância.
O juiz teve de vir a público rebater acusações levianas, que tentavam minar a Lava Jato — e, nos autos, respondeu ainda às repetidas chicanas da defesa de Lula.
Moro e Lula estiveram frente a frente em duas ocasiões em 2017: em 10 de maio, quando Lula depôs no caso do triplex do Guarujá, e em 13 de setembro, no caso da compra da sede do Instituto Lula.
No dia 12 de julho, Moro condenou Lula a 9 anos e meio de prisão em regime fechado, no caso do triplex do Guarujá. Em seu despacho, o juiz deixou claro que havia provas suficientes para condenar o petista. É provável que outras condenações venham em 2018.
Em outubro, ao ser premiado pela Universidade Notre Dame, dos Estados Unidos, fez um balanço dos avanços obtidos pela Lava Jato (“Vários criminosos poderosos estão cumprindo pena após terem sido condenados em um julgamento público e com o devido processo legal”) e previu que a operação, ao menos em Curitiba, caminha para o fim (“a Lava Jato em Curitiba está possivelmente chegando ao fim”).
O juiz pode trocar os tribunais pelo palanque em 2018? Conversa furada para macular a Lava Jato. Moro já disse que “é possível influenciar positivamente a sociedade sem ser presidente da República”.
Moro é o presidente da República de Curitiba.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)