Fed mantém taxa de juros nos EUA próxima de zero, sem sinal de alta
O Federal Reserve, banco central americano, manteve nesta quarta-feira (28) a taxa básica de juros dos EUA próxima de zero e disse que a economia continua a progredir, apesar das preocupações com a pandemia do coronavírus...
O Federal Reserve, banco central americano, manteve nesta quarta-feira (28) a taxa básica de juros dos EUA próxima de zero e disse que a economia continua a progredir, apesar das preocupações com a pandemia do coronavírus.
A manutenção do juro básico, porém —sem sinal de alta—, indica que a autoridade monetária acredita que o risco de inflação é menor que a necessidade de estimular a economia mantendo os juros em níveis baixos.
“Os setores mais afetados pela pandemia mostraram melhora, mas não se recuperaram totalmente”, disse o comunicado divulgado pelo Fed após a reunião.
“A inflação subiu, refletindo em grande parte fatores transitórios. As condições financeiras gerais permanecem acomodatícias, em parte refletindo medidas para apoiar a economia e o fluxo de crédito para famílias e empresas dos EUA”, acrescenta a nota.
Mantendo o tom de seus comunicados dos últimos meses, o Fed também destacou que a entidade seguirá aplicando “todas as ferramentas disponíveis” para apoiar a recuperação da economia.
Em coletiva logo após o anúncio da manutenção das taxas, o presidente do banco central, Jerome Powell (na foto), disse que a autoridade monetária continua “fortemente comprometida” em atingir seus dois maiores objetivos —pleno emprego e estabilização dos preços— com a política monetária atual.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)