‘Orçamento não tem espaço’ para desidratação da reforma da Previdência, diz Ipea
José Ronaldo de Castro, diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, disse hoje que o orçamento do governo federal não tem espaço fiscal para eventuais desidratações na reforma da Previdência...
José Ronaldo de Castro, diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, disse hoje que o orçamento do governo federal não tem espaço fiscal para eventuais desidratações na reforma da Previdência, informa o Estadão.
O Ipea estima que o gasto federal com o Regime Geral de Previdência Social suba de R$ 682,7 bilhões em 2020 para R$ 729,3 bilhões em 2023.
“Tem projeção de queda no gasto com pessoal diminuindo a contratação, que é o caminho que já está sendo seguido, e não dando reajuste nos próximos anos. No entanto, o gasto com o Regime Geral de Previdência Social, mesmo com a reforma da Previdência, continua a crescer em termos reais e continua a ter impacto em termos de espaço fiscal.”
E completou: “Qualquer mudança (no texto da reforma) que reduza essa economia prevista pode causar um problema muito complicado em relação a esse espaço. É importante a gente ficar atento a esses últimos momentos de negociação. Porque tem uma restrição bastante clara. Se você escolhe não fazer uma reforma como está colocada no momento, isso vai significar cortar outras despesas que já estão numa situação bastante complicada.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)