O Comentarista: Guerra EUA x Irã já começou
Por enquanto, tudo indica que os EUA irão se abster de atacar o Irã em retaliação à derrubada de um drone não-tripulado no Estreito de Ormuz...
Por enquanto, tudo indica que os EUA irão se abster de atacar o Irã em retaliação à derrubada de um drone não-tripulado no Estreito de Ormuz.
Donald Trump disse nesta sexta (21) ter cancelado o ataque 10 minutos antes do início porque um general lhe informou que morreriam cerca de 150 pessoas, o que ele considerou uma reação desproporcional.
Mas se a guerra, como disse Clausewitz, é “o uso da força para compelir o oponente à nossa vontade”, EUA e Irã – e seus respectivos aliados – estão em guerra há muito tempo.
O Comentarista relembra alguns episódios, incluindo o assassinato de cientistas nucleares iranianos.
Confira um trecho:
– Ataque ao consulado
Soldados americanos invadiram um escritório consular iraniano na cidade iraquiana de Erbil em janeiro de 2007. Eles prenderam cinco pessoas, incluindo diplomatas.
No momento da operação, o presidente George W. Bush discursava sobre a necessidade de interromper o fluxo de apoio por parte de Síria e Irã para ataques de insurgentes contra soldados americanos no Iraque.
No mês anterior, soldados americanos já haviam prendido diplomatas do Irã em Bagdá, suspeitos de planejar ataques contra forças iraquianas. Segundo a BBC, uma fonte britânica contou que esses iranianos eram agentes de inteligência em missão secreta para influenciar o governo do Iraque.
Os iranianos presos em Erbil foram soltos apenas em julho de 2009, dois anos e meio depois da operação.
– Detenção de marinheiros britânicos
Em março de 2007, 15 marinheiros britânicos foram cercados e capturados por forças do Irã. Eles ficaram detidos por 13 dias.
O então presidente Ahmadinejad anunciou a libertação dos marinheiros como “presente” para o povo britânico, já que o governo de Tony Blair não cedeu à sua exigência de pedir desculpas por supostamente terem invadido águas do Irã.
***
O texto completo está AQUI, somente para assinantes de O Antagonista+.
(saiba como assinar).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)