Obrigado pelo sucesso da Crusoé
Quando o Diogo e eu começamos O Antagonista, três anos e cinco meses atrás, o sucesso de audiência veio rápido, mas quase fechamos o site porque não tínhamos como sustentá-lo -- e deixamos isso claro inúmeras vezes nas reuniões de pauta (voltaremos com elas, juro)...
Quando o Diogo e eu começamos O Antagonista, três anos e cinco meses atrás, o sucesso de audiência veio rápido, mas quase fechamos o site porque não tínhamos como sustentá-lo — e deixamos isso claro inúmeras vezes nas reuniões de pauta (voltaremos com elas, juro).
Na ocasião, vários leitores sugeriram que fizéssemos crowdfunding ou mesmo cobrássemos pelo acesso a O Antagonista.
Não fizemos nem uma coisa nem outra, porque a) não poderíamos pedir dinheiro sem fornecer conteúdo em troca; b) O Antagonista nasceu para ser um site aberto, não fechado.
A sociedade com a Empiricus — aquela empresa que os nossos detratores pateticamente dizem que “especula” com as notícias que publicamos — nos rendeu estrutura e planejamento, mas não uma montanha de dinheiro, ao contrário do que espalham os suspeitos de sempre (chegaram a dizer que embolsamos 5 milhōes de reais). Como informamos na ocasião, passamos a ganhar uma pequena quantia por email captado para a base deles e, se o email for convertido em venda de relatório financeiro, uma porcentagem em cima do preço do relatório.
Com o tempo, porém, graças à estrutura e planejamento obtidos com a sociedade, conseguimos entender como funciona a mídia programática (os anúncios que você vê no site entram via Google mais concorrentes) e, assim, nos equilibramos financeiramente.
Equilibrados no caixa, decidimos partir para o projeto da Crusoé, a primeira revista inteiramente digital do Brasil. A ideia era pegar um empréstimo com os nossos sócios, a fim de bancá-la nos dois primeiros anos, mas não vamos precisar. Desde que foi lançada, em 2 de maio, a Crusoé é um sucesso jornalístico e comercial.
Se continuar a crescer, a Crusoé não só poderá ampliar o seu plantel de jornalistas e, consequentemente, a sua cobertura diária e semanal, como ajudar a manter O Antagonista — o que é vital para nós e, acredito, boa parte dos 5 milhões de leitores que o leem por mês.
Eu gostaria, pessoalmente e em nome do Diogo, de agradecer a todos vocês que nos acompanham aqui ou na Crusoé. E de convidar a quem ainda não assinou a revista a fazê-lo (www.crusoe.com.br). A sua qualidade jornalística é inquestionável, assim como a sua independência.
Como diz o anúncio desta semana (criado pela agência Mario Sabino de publicidade), a Crusoé revela histórias e já faz história.
Muito obrigado outra vez. E aquele abraço.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)