OMS: se países não impedirem a Delta, também não vão conter a Ômicron
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, disse nesta quarta (1º) esperar que o número de casos da variante Ômicron siga aumentando, e acrescentou que os países precisam combater a nova cepa da mesma forma que deveriam fazer com a Delta. "O surgimento da variante Ômicron captou a atenção global, o que é compreensível", disse, em...
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, disse nesta quarta (1º) esperar que o número de casos da variante Ômicron siga aumentando, e acrescentou que os países precisam combater a nova cepa da mesma forma que deveriam fazer com a Delta.
“O surgimento da variante Ômicron captou a atenção global, o que é compreensível”, disse, em pronunciamento transmitido pelo canal da OMS no YouTube.
“Pelo menos 23 países de cinco das seis regiões da OMS já relataram casos da Ômicron, e nossa expectativa que é esse número cresça. A OMS leva esse desenvolvimento muito a sério, e todos os países deveriam fazer o mesmo. Mas isso não deve nos surpreender. Isso é o que os vírus fazem”, acrescentou.
“Estamos aprendendo cada vez mais sobre a Ômicron, mas ainda há mais a descobrir sobre seu efeito na transmissão, na gravidade da doença e na eficácia dos testes, terapêuticas e vacinas.”
“Agradeço ao Botsuana e à África do Sul por detectar, sequenciar e relatar essa variante tão rapidamente. É profundamente preocupante para mim que esses países estejam agora sendo penalizados pelos outros por fazerem a coisa certa”, continuou o diretor-geral.
“Ao mesmo tempo, não devemos nos esquecer de que já estamos lidando com uma variante altamente transmissível e perigosa – a variante Delta, que atualmente é responsável por quase todos os casos globalmente.”
“Mas se os países e os indivíduos não fizerem o que precisam para interromper a transmissão da Delta, eles também não interromperão a Ômicron.”
Leia também:
Casal em São Paulo com variante Ômicron passa bem, diz secretário da Saúde
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)